Bruxa Jezibaba e a menina bordadeira
Bruxa Jezibaba e a menina bordadeira
R$ 39,00
Autor(es): Fábio Sombra Ilustrador(es): Sabina Sombra
Tamanho: 22 x 26 cm Páginas: 40 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788583490029 Categoria: Tema: Contos da tradição oral; Cordel

Usando a técnica do cordel, Fábio Sombra apresenta ao leitor uma interessante história sobre a origem da verruga na ponta do nariz da bruxa e sobre a cor cinzenta das corujas. Com agilidade e humor, ele narra as artimanhas da bruxa Jezibaba para atender aos apelos insistentes da coruja, que desejava ter muitas cores. O jeito foi valer-se da camponesa Vilemina, bordadeira de coração puro, limpo e imaculado, que enquanto bordava (com a agulha enfeitiçada) o risco de coruja fornecido pela bruxa, ia consumindo as cores das flores, das frutas e das folhagens.

O que fazer para reverter quadro tão desastroso? Vilemina soube resolver o impasse com honestidade e inteligência. E ainda “enfeitou” o nariz de Jezibaba...

  • Pesquisar com os alunos: o cordel e suas características principais, confrontando-as com o texto.
  • Pedir comentários sobre a atuação dos heróis e dos vilões dos contos populares.
  • Conversar com a turma sobre a mudança dos hábitos de vida de Vilemina, ao tornar-se rica: o que ela fazia e o que a levou a tomar a importante decisão.
  • Escolher trechos do livro contendo algumas falas da bruxa, da coruja e de Vilemina, e propor um concurso de caracterização de voz.
  • Propor a criação de um texto bem criativo sobre um feitiço inventado para resolver um problema ecológico, ambiental, familiar, escolar, de amizade. Se a turma quiser usar a forma de cordel, melhor ainda. Expor os textos num varal.