Ela nasceu Clarice
Ela nasceu Clarice
R$ 43,50
Autor(es): Ana Rapha Nunes Ilustrador(es): Ana Laura Alvarenga
Tamanho: 21x25cm Páginas: 40 Faixa Etária: A partir de 8/9 anos ISBN: 9786588584019 Categoria: Tema: Emoções/sentimentos; Família/questões familiares; Prosa poética.

O livro conta a história de Clarice, menina, moça, mulher e sua trajetória experimentando os sentimentos mais variados e tendo a leitura como companheira constante.
Um dia, nas páginas de um livro, ela descobriu Clarice Lispector e se encantou com palavras de sonhos, medos e ausências que se pareciam muito com as suas. Vozes femininas, como, por exemplo, as de Clarice Lispector, Cecília Meireles, Lygia Bojunga e Cora Coralina passaram a povoar essa Clarice. Por isso e por outros motivos similares sua história é sobretudo uma história de amor aos livros.

  • Iniciar observando com atenção a folha de rosto e pedir comentários sobre as particularidades notadas, como a máquina de escrever, o desejo de homenagem e a maneira de escrever a palavra Clarice.
  • Comentar, em classe, o modo de narrar presente neste livro feito pelo narrador onisciente, que é um observador que conhece toda a história. Perguntar se os estudantes conhecem um livro cujo narrador é o (a) personagem, contando a história na primeira pessoa. Levá-los à biblioteca e pesquisar três inícios de narrativas, verificando o tipo de narrador que perceberam: narrador onisciente ou narrador personagem?
  • O texto é muito alusivo, isto é, faz alusão ou referência, no caso, a outros livros. Pedir à turma que faça uma lista deles, título e autor, levando em conta também as referências propostas pelas imagens. As alusões também se estendem a outros grandes nomes da música popular e da literatura. Comentá-las.
  • Sugerir a produção de um vídeo sobre a biografia de Clarice Lispector. Há inúmeros na Internet que podem ser vistos e adaptados, como o site
  • Reler a página 25 e pedir opiniões sobre o cotidiano da mulher de ontem e de hoje. Se possível, relembrar episódios relacionados à vida de Clarice Lispector, nascida em 1920.
  • O texto narrativo aqui se apresenta em forma de prosa poética pelo tratamento dado à linguagem. Divididos em grupos, pedir que cada um escolha um trecho que considerou muito poético e que disponha as palavras formando versos sob o título: “A poesia na prosa de Ana Rapha Nunes”. Os textos podem ser apresentados de diversas formas, à escolha do grupo.
  • Produção de texto: propor a produção de um miniconto em que cada aluno vai focalizar um(a) autor(a) preferido(a) , pesquisar sua biografia e depois escrever uma pequena história tendo um personagem que amava o(a) referido(a) autor(a) e em muito se pareciam.