Era um avesso - Curiosas historietas e rimas que deram na veneta
Era um avesso - Curiosas historietas e rimas que deram na veneta
R$ 38,50
Autor(es): Márcio Januário Pereira Ilustrador(es): Biry Sarkis
Tamanho: 21 x 25 cm Páginas: 32 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788583490012 Categoria: Tema: Brincadeiras/ Jogos Infantis; Poesia/ Poema Narrativo

O livro reúne pequenas histórias rimadas, em forma de poemas ou de parlendas, envolvendo personagens dos tempos atuais e de antigamente. O autor mostra que as histórias não têm um ponto final, pois se completam com a imaginação do leitor. A primeira parte intitula-se “Contos do avesso”, em que o autor brinca com os contos de fadas, e a segunda, “Bicharada de veneta”, apresenta uma bicharada que quer também fazer fuzarca com os versos. Só lendo pra ver!

  • Conversar sobre histórias tradicionais e histórias recontadas que se configuram como paródias.
  • Pedir que os alunos descubram e enumerem frases de cantigas de roda ou expressões populares inseridas nos poemas do livro.
  • Orientar a turma numa minipesquisa sobre poesia brasileira para crianças: a poesia no início do século XX, a poesia dos 50 anos finais do século XX e a poesia contemporânea. Cada grupo se encarregará da apresentação de uma dessas três épocas.
  • Propor que os alunos escolham algumas ilustrações para serem comentadas em classe (oralmente ou por escrito).
  • Produção de texto: O trabalho do ilustrador Biry lembra muito os traços usados nos quadrinhos. Sugerir a reescrita de um poema em forma de tira de quadrinho, imitando os desenhos do Biry.
  • Outra sugestão: criar um poema sobre um conto clássico, desconstruindo a história original, como, por exemplo: “O Patinho Lindo”; “O Gato de Tênis”; “A Feia Adormecida”.