Inês de Castro e a Dama Lourinha que depois de morta virou rainha
Inês de Castro e a Dama Lourinha que depois de morta virou rainha
R$ 39,00
Autor(es): Fábio Sombra Ilustrador(es): Walter Lara
Tamanho: 22 x 26 cm Páginas: 36 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788583490142 Categoria: Tema: Amor; Cordel; Ficção e História; Narrativa em versos

O texto, recontado em versos de cordel por Fábio Sombra, narra o desfecho trágico e lírico de uma das histórias de amor mais comoventes da literatura de Portugal. O leitor se surpreenderá com o amor de um príncipe pela moça errada, um rei cruel que se arrepende tardiamente e os preconceitos de sua corte ferina.

  • Comentar inicialmente a origem da expressão “Agora é tarde, Inês é morta!” e sua relação com o fragmento d’Os Lusíadas, de Luís de Camões, escrito na folha de rosto.
  • Debater: a questão dos casamentos arranjados entre os nobres; os amores tidos como impossíveis; os castigos impingidos pelo poder do Rei ou pela Igreja em épocas passadas.
  • Orientar a turma numa minipesquisa sobre as novelas de cavalaria e o folclore nordestino: origens e influências.
  • Propor a leitura dramatizada, com narrador e personagens, de um trecho do livro.
  • Produção de texto: sugerir uma conversa imaginária entre Romeu, Julieta, Inês de Castro e Dom Pedro – os quatro reunidos num mesmo cenário, discutindo problemas familiares e relacionamentos complicados.