O rio dos gigantes de cabeça branca
O rio dos gigantes de cabeça branca
R$ 38,50
Autor(es): Elza Sallut Ilustrador(es): Regina Miranda
Tamanho: 20,5 x 27 cm Páginas: 32 Faixa Etária: a partir de 6/7 anos ISBN: 9788586740992 Categoria: Tema: Arte/ Ciência; Ecologia/ Meio Ambiente; Emoções/ Sentimentos

Valendo-se de uma linguagem delicada e poética, o narrador conta a hixstória do surgimento de um rio, pequeno ainda, que sonhava desaguar no Pacífico. As estrelas e os gigantes de cabeça branca sabiam da grande muralha que separava o riozinho do mar, mas não o desiludiam. Quando o volume de suas águas aumentou, o rio anunciou que iria para o Oceano Pacífico – o que não aconteceu. E quando ele tomou a direção leste, dezenas de rios foram se juntando a ele, formando um verdadeiro mar de água doce, o rio Amazonas. Para sua grande alegria, logo ele ouviu as boas-vindas do Oceano Atlântico e, finalmente, lançou-se em seu colo.

  • Comentar os efeitos da linguagem poética usada no texto. Comparar o tom da narrativa com a linguagem adotada pela especialista Eliana Sant’Anna no texto informativo da p. 32.
  • Pedir que a turma observe elementos das ilustrações que não foram descritos no texto verbal, mas bem poderiam ter sido.
  • Justificar a escolha do título do livro. Se a turma quiser, criar outro título.
  • Debater: a partir do sonho do riozinho, pedir opiniões sobre sonhos possíveis e sonhos impossíveis.
  • Refletir e comentar, relacionando o texto à trajetória das pessoas: ”Viva nosso riozinho! Ele chegou lá!” (Lembrar: personificar é atribuir dotes humanos a animais, plantas, objetos.)
  • Produção de texto com os títulos à escolha: “O arbusto que virou árvore”; “E assim seu coração acomodou-se”.