Comédias e tragédias da vida privada de uma criança
Comédias e tragédias da vida privada de uma criança
R$ 39,00
Autor(es): Silvana de Menezes Ilustrador(es): Silvana de Menezes
Tamanho: 14x21cm Páginas: 108 Faixa Etária: A partir de 10/11 anos ISBN: 9788583490258 Categoria: Tema: Infância/ Humor/ Coletânea (Conto); Família/ questões familiares

Nesta antologia de contos, a autora focaliza histórias em que a lógica infantil surpreende, emociona e diverte. Por meio de uma linguagem literária aliada ao humor e à observação das vivências infantis, o leitor de qualquer idade também pode imaginar ou relembrar fatos semelhantes aos vividos por ele ou por alguém conhecido.

  • Reler o texto de Oscar Wilde transcrito na orelha e comentar as possíveis analogias com o título da obra. Importante também reler a dedicatória do livro.
  • A autora Silvana de Menezes e Lílian Teixeira assinam o projeto gráfico. Propor que a turma se divida em grupos e que analise as imagens, observando bem os detalhes, apresentando-os oralmente aos colegas. Vale lembrar que a autora é graduada em Belas Artes e habilitada em Cinema de Animação.
  • A autora usa com frequência uma linguagem alusiva, ou seja, faz alusão ou referência a alguma música, cantiga ou expressão popular, como, por exemplo, “Micróbios me mordam!”(p. 51). Pedir que procurem outros exemplos durante a leitura e marquem as páginas, e depois façam o comentário oralmente ou por escrito.
  • As perdas, de modo geral, nos conduzem a sentimentos tristes, embaraçosos, desgastantes, enfim, difíceis de suportar. Com a ajuda dos alunos destacar os contos que tenham o referido tema e pedir comentários sobre a maneira com que a autora os abordou no corpo do texto e no desfecho.
  • Produção de texto: propor a produção de um conto ou de uma crônica em que cada aluno vai focalizar um acontecimento da sua infância parecido com um conto do livro. No final, reuni-los num livro com um título bem interessante escolhido pela turma.