O Pequeno Grande
O Pequeno Grande
R$ 39,00
Autor(es): Izabelle Arruda Ilustrador(es): Ágatha Kretli
Tamanho: 18 x 26 cm Páginas: 72 Faixa Etária: a partir de 10/11 anos ISBN: 9788583490081 Categoria: Tema: Amor/amizade; Aventura; Emoções/Sentimentos; Natureza (Bichos, Planta)

A história, na linha do maravilhoso fabular, narra as peripécias de um passarinho cantador e uma ovelha negra dançarina. No sítio em que viviam, logo ganharam a fama de esquisitos: o desafinado e a desengonçada. Quando surgiu a oportunidade, não deu outra: a ovelha fugiu. Num gesto rápido, convidou o canário para ir junto, mas ele, temendo o desconhecido, preferiu ficar.
Tempos depois, ovelha e canário se reencontraram num circo em que os “artistas” eram explorados e maltratados. Mesmo experimentando o sucesso e recebendo os aplausos da plateia, conhecem a decepção, a submissão e o medo. Só a coragem e a amizade poderá salvá-los. Um final inusitado surpreenderá o leitor.

  • Conversar sobre o narrador da história, o cenário e as principais personagens.
  • As fábulas têm como objetivo fazer pensar sobre os sentimentos humanos. Discutir com os alunos os sentimentos e atitudes presentes nos animais da história.
  • Propor a elaboração de perguntas diversificadas para uma entrevista com um artista da cidade, inclusive algo que o leve a falar sobre as maravilhas e os ossos do ofício.
  • Pedir comentários sobre os possíveis motivos que levaram a ilustradora a repetir as janelas abertas nas páginas 46, 47, 48 e 49.
  • A partir da frase que diz que os papagaios não passam de um bando de maria vai com as outras e que sabem apenas copiar, p.7, propor um bate-papo sobre criatividade e cópia.
  • Produção de texto (em prosa ou em versos): Outras árvores, outras estradas, outras terras.