O besouro e a rosa
O besouro e a rosa
R$ 38,50
Autor(es): Ana Maria Galdino Ilustrador(es): Vera Ferro
Tamanho: 26 x 22 cm Páginas: 32 Faixa Etária: a partir de 10/11 anos ISBN: 9788583490067 Categoria: Tema: Poesia/ Poema Narrativo

A coletânea traz poemas delicados sobre cenas comuns do dia a dia: janelas abertas, observação do firmamento, o sino da capela, barcos, a vida dos insetos, etc. Sob aparente simplicidade, a autora propõe reflexões sobre essas pequenas “fotografias” que, muitas vezes, esquecemos de contemplar. As lembranças, também acordadas pelas belas ilustrações, misturam-se às vivências de ontem e de hoje, chamando a atenção para a importância das brincadeiras e do faz-de-conta que se aninham no universo infantil e, certamente, na criança que mora no adulto.

  • Conversar sobre a diferença entre o texto em versos e o texto em prosa.
  • Pedir comentários sobre um poema ambientado no espaço rural e outro ambientado no espaço urbano, enumerando detalhes interessantes do texto e da ilustração.
  • Propor uma breve pesquisa sobre o trem (textos informativos), assim como outros poemas sobre o mesmo tema. Compor um mural, tendo ao meio o poema “O Trem”, p 8-9.
  • Sugerir um sarau entremeando recitações e cantorias, como, por exemplo: “Não acorde não” e a cantiga de roda “Capelinha de melão”; “O besouro e a rosa” e a cantiga “O cravo brigou com a rosa”; ”Meu barquinho” e o samba “O barquinho”, de Menescal e Bôscoli.
  • Produção de texto: a partir de um poema do livro, criar uma pequena história em prosa com começo, meio e fim, conservando alguns elementos do poema referido.