Cada um no seu lugar
Cada um no seu lugar
R$ 38,00
Autor(es): Denise Rochael Ilustrador(es): Denise Rochael
Tamanho: 21 x 27 cm Páginas: 32 Faixa Etária: A partir de 4/5 anos ISBN: 9788583490159 Categoria: Tema: Prosa poética; Ecologia /Meio ambiente; Natureza (bichos e plantas); Inclusão /Respeito à diversidade; Caixa alta

Num texto curto e poético, a autora, que também é a ilustradora, mostra ao leitor, delicadamente, que as pessoas, os animais domésticos, os animais de pequeno ou grande porte e até mesmo os animais mais ferozes ou os venenosos têm um lugar reservado neste mundo tão grande. Por isso, mesmo com suas diferenças, cada ser criado no mundo merece cuidado e respeito.

  • Numa roda de conversa, pedir exemplos de bichos que vivem na terra, na água e no mar, e perguntar se conhecem os anfíbios, que podem viver na terra e na água.
  • Pedir que os alunos pesquisem e tragam imagens/fotos de animais diferentes que convivem num mesmo ambiente, como em fazendas, em sítios ou casas.
  • Debater o trecho do livro: “Somos assim, incompletos, mas inteiros: bicho, gente, árvores, cachorro ou passarinho”.
  • Em classe, olhar as imagens com muita atenção, comentar detalhes e descobrir com a turma expressões ou palavrinhas escritas aqui e ali pela autora/ilustradora.
  • Produção de texto: a partir do livro E agora, Zezé, que bicho que é?, de Semíramis Paterno e André Bordini, Lê, criar um desenho (texto imagético),bem vistoso e colorido, apresentando um animal formado pela junção de dois, como, por exemplo, o “galopato” (galo + pato).Expor todos os trabalhos num mural com o título “Nossos bichos malucos inventados”.