Varinha de Imaginar
Varinha de Imaginar
R$ 38,50
Autor(es): Marco Antonio Ponce Ilustrador(es): Suzete Armani
Tamanho: 22 x 26 cm Páginas: 36 Faixa Etária: a partir de 4/5 anos ISBN: 9788583490104 Categoria: Tema: Brincadeiras/jogos infantis, Descoberta/humor, Fantasia/realidade, Natureza (seres, bichos e plantas), Poema narrativo; Caixa alta

Através de versos rimados e cadenciados, o autor narra as brincadeiras de duas crianças que se divertem com um graveto e que é, logo, transformado em “varinha de imaginar”. A cada mágica tornam-se caminhão, empada, caveira, chafariz, mangueira ... Até o pai vira cama, e a mãe, um manjar. Os versos apresentam sonoridade, graça e beleza, favorecendo a criação de melodias.

  • Apresentar o livro, mostrando capa e quarta capas. Pedir aos alunos que imaginem a história por meio da reflexão sobre o título.
  • Debater: se pudessem usar o poder da varinha de imaginar no ambiente escolar, o que transformariam?
  • Atribuir nomes aos personagens, incluindo também o cachorrinho que observa toda a história.
  • Brincar de colocar melodias em alguns versos à escolha. Exemplo: páginas 8, 9 e 10 (melodia da cantiga popular “Peixe vivo”).
  • Propor a criação de mais objetos e/ou personagens criados pela varinha, fazendo-os com massinha de modelar, recurso usado pela ilustradora. Expor os objetos sobre isopor coberto com papel crepom, fixados com palito, sob o título: VOCÊ VAI VIRAR...